O método GTD, abreviação de Getting Things Done, é um método de organização e produtividade pessoal. Seu objetivo principal é fazer com que os adeptos consigam “esvaziar” a mente, aliviando o estresse acumulado pelo excesso de informações e, de maneira tranquila, consigam lidar com as tarefas de uma forma eficiente e com o mínimo de tensão.
Hoje, a PasseVIP te ensina como aplicar o método GTD no seu dia a dia e te apresenta algumas ferramentas que podem te auxiliar para que você execute-o com eficácia. Veja, a seguir!
Quem deseja aprender sobre o método GTD de forma aprofundada, deve ler o livro “A arte de fazer acontecer”, de David Allen, criador da metodologia, pois é fundamental conhecer os cinco principais passos para que seja possível entender todo o processo. Apresentamos aqui, de forma resumida, os principais pontos destacados no livro:
1. Coletar: na coleta, você deve eliminar tudo que está na sua cabeça e manter a mente clara e tranquila. Para isso, anote todas as suas tarefas e pensamentos do dia. Por exemplo, se você tem uma reunião com um patrocinador às 16h e lembrou que precisa entrar em contato com o buffet, não armazene essas informações na sua mente, escreva tudo em um papel ou no seu smartphone. Desta forma, você não corre o risco de esquecer algo importante e, ao mesmo tempo, pode se preocupar com outras coisas sem ficar pensando em uma determinada tarefa constantemente;
2. Processar: nesta fase do método GTD, você deverá processar todas as informações que você anotou, seguindo a dica anterior, e definir qual ação é prioridade, qual pode ser adiada, se alguma precisa ser dividida em etapas ou outras possibilidades. Se seu dia está dividido em: fechar o local onde o evento será realizado, fazer as provas do buffet e entrar em contato com a produção do artista, organize da mais importante para a menos importante, evitando que as tarefas mais importantes se percam.
3. Organizar: depois de processar, é o momento de você elaborar um sistema de organização que funcione para você. Uma boa maneira de fazer isso é organizar suas tarefas por contexto, assim, você poderá tirar um dia para trabalhar só com patrocínio, outro só com buffet e outro só com controle de acesso, por exemplo.
4. Revisar: no método GTD, um dos itens mais importantes é a revisão. É nesse momento que você observa se tudo planejado está caminhando de maneira correta e sendo feito de acordo com o esperado. É nesta etapa que você deve reorganizar as prioridades, evitando que coisas urgentes deixem de ser feitas.
5. Executar: a última etapa do método GTD é o momento de botar em prática tudo aquilo que você organizou, sem estresse ou ansiedade, apenas trabalhando na execução do que foi planejado. Ponha as suas listas em ação e realize tudo aquilo que tinha que ser feito.
Por ser uma metodologia simples, ferramentas como cadernos, pastas e calendários são suficientes para a aplicação do método GTD. Entretanto, para quem gosta de tecnologia, existem diversos aplicativos criados para GTD, que facilitam muito o dia a dia de organizadores de eventos, já que permitem sincronização em computadores, celulares e tablets. São eles:
1. Todoist: é um aplicativo de gerenciamento de tarefas que torna possível aplicar o GTD. O Todoist é grátis e pode ser instalado tanto em Androids quando em Iphones. Nele você pode acrescentar datas, lembretes, prioridades, distribuir tarefas e adicionar comentários, para que você possa organizar o seu dia e o de toda sua equipe;
2. Evernote: este é considerado o aplicativo ideal para gerenciamento de trabalho, uma vez que, no mesmo sistema, você pode elaborar listas de tarefas, reservar links importantes, anexar documentos, como contratos, e até criar apresentações para reuniões. É um aplicativo grátis e que pode ser usado em tablets, computadores e smartphones;
3. Outlook: outra ótima maneira de aplicar o método GTD é utilizar o próprio Outlook. Ele te oferece a possibilidade de gerenciar tarefas, organizar e armazenar calendários e ainda possui integração com o seu e-mail, deixando todos os documentos, relatórios e assuntos importantes em um mesmo sistema e facilitando a vida de pessoas que não gostam de ter que instalar diversos aplicativos.
O método GTD pode ser utilizado tanto no seu dia a dia de organização de eventos quanto no grande dia. Entretanto, algo que causa preocupação em produtores, mas não pode ser exatamente resolvido pela metodologia é o controle de acesso. Mas, para isso, você pode contar com a PasseVIP. Nós trabalhamos com pulseiras de identificação personalizadas, que fazem com que você controle o número de pessoas presentes no seu evento, evitando tumultos e penetras. Além disso, também temos pulseiras vip, que permitem que você diferencie o público que será direcionado para cada local do evento. Entre em contato conosco e conheça mais sobre a nossa gama de produtos.
Links úteis:
pulseira de identificação;
cordão para crachá;
pulseiras para festas.
Entenda como as novas pulseiras full colour, vibrantes, ajudam o Branding e o Marketing do…
Organizar um evento, seja um festival de música, uma conferência corporativa ou uma área VIP…
Conheça o novo terminal para cordão de crachá da PasseVip!
Os crachás desempenham um papel crucial no mundo corporativo. Eles não são apenas uma forma…
Já conhece as novas pulseiras reutilizáveis da Passe VIP? Elas chegaram para arrasar e diferenciar…
Carnaval 2024: pulseira de identificação por aproximação é implementada no Sambódromo. Conheça a solução em…