Coronavírus: mapeamos os eventos afetados pela pandemia de Covid-19
Enquanto acompanhamos atônitos o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em diversas regiões do mundo a pergunta permanece: quando veremos tudo isso vai acabar? Isolamento social, crises em efeito dominó e a falta de perspectiva têm reflexos em diversos setores da economia e já impactam a vida de milhões de pessoas.
Devido aos decretos que impedem aglomerações na tentativa de conter a transmissão da Covid-19, a indústria de eventos é um dos segmentos mais afetados pela crise sanitária mundial até agora. Pesquisa recente elaborada pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), entidade que representa produtoras de todo o país, indica uma estimativa de 30% nas demissões de colaboradores diretos do setor, número que corresponde a cerca de meio milhão de pessoas. Além disso, a pesquisa calcula um impacto de R$ 90 bilhões na economia brasileira com os cancelamentos por causa da crise. Segundo o estudo da ABRAPE, 51,9% dos eventos programados para 2020 foram adiados ou cancelados no país.
Com o objetivo de demonstrar a dimensão do problema no setor que representa 13% do PIB brasileiro (R$ 25 bilhões), a PasseVIP mapeou os principais eventos afetados pela crise sanitária no Brasil e no mundo. A partir de hoje, esta lista será constantemente atualizada pela nossa equipe. Confira!
Festivais de música
Um dos primeiros nichos a esboçar reação aos crescentes números do surto de coronavírus foi o de festivais de música, ainda no início de março. Entre eles, o Ultra Music Festival, realizado em Miami, nos EUA, foi o primeiro grande festival a ser cancelado por causa da pandemia de coronavírus. No Brasil, o adiamento de maior repercussão foi o do festival Lollapalooza. Veja a lista:
- Ultra Music Festival: programado para os dias 20, 21 e 22 de março, na Flórida, o festival não será realizado pela primeira vez em 21 anos.
- Lollapalooza: adiado para dezembro no Brasil, o festival também teve datas alteradas na Argentina e no Chile.
- Rock in Rio: o maior festival de música do país teve a sua edição lisboeta adiada para os dias 20, 21, 27 e 28 de junho de 2021, ano em que também será realizada a edição brasileira do festival.
- Tomorrowland: o festival realizaria a sua segunda edição de inverno nos alpes da França em março, mas foi cancelado.
- Coachella: o festival mais importante da música pop nos EUA foi adiado para outubro.
- João Rock: realizado em Ribeirão Preto, o festival foi oficialmente adiado para o dia 12 de setembro de 2020.
- Primavera Sound: o maior festival da Espanha foi adiado e, agora, será realizado entre os dias 26 e 30 de agosto.
- Glastonbury: o festival anunciou cancelamento cinco dias após revelar seu lineup oficial no Reino Unido.
- Bonnaroo Music & Arts Festival: realizado em Manchester, Tennessee, o festival foi adiado para os dias 24, 25, 26 e 27 de setembro deste ano.
- Festival de Jazz de Montreal: programado para junho, o maior festival do mundo dedicado ao jazz anunciou o cancelamento da sua edição 2020.
Grandes eventos
Os campuseiros brasileiros foram atingidos em cheio após o anúncio da pandemia de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De torneios de futebol continentais a feiras internacionais de arte, o adiamento da Campus Party Amazônia foi acompanhado por uma avalanche de cancelamentos e remarcações no setor de entretenimento no mundo todo. Confira:
- Campus Party Brasil: principal acontecimento tecnológico no Brasil, o evento aconteceria em Manaus e ainda não tem nova data de realização.
- São Paulo Fashion Week: a quinta maior semana de moda do mundo teve a sua edição 49, em abril, cancelada.
- Jogos Olímpicos de Tóquio: o evento multiesportivo adiou o seu início para o dia 23 de julho de 2021.
- Festival de Cannes: a organização de um dos maiores festivais de cinema da Europa decidiu adiar a sua edição 2020. Ainda não há previsão para novas datas.
- South by Southwest (SXSW): realizado anualmente em março, o maior evento de inovação do mundo foi cancelado em Austin, nos EUA.
- Copa Libertadores da América: a Conmebol suspendeu o maior torneio de clubes do continente americano por tempo indeterminado.
- Festival Internacional de Arte de São Paulo (SP-Arte): maior feira de arte do Brasil, o SP-Arte anunciou cancelamento na primeira quinzena de março.
- E3 2020: realizada em Los Angeles, a maior feira de games do mundo, prevista para junho, foi cancelada.
- Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP): em nota oficial, a organização da principal feira literária do país prevê realizar a sua edição 2020 em novembro.
- International Indian Film Academy (IIFA): considerado o Oscar do cinema indiano, a premiação foi adiada por tempo indeterminado.
- Bienal de Arquitetura de Veneza: realizado a cada dois anos, o evento foi adiado para os meses de agosto e novembro deste ano.
- 32º Prêmio Shell de Teatro: inicialmente marcada para 17 de março, a maior premiação do teatro brasileiro foi cancelada.
- CinemaCon 2020: a convenção anual de profissionais do cinema aconteceria em Las Vegas entre os meses de março e abril, mas foi cancelada por sua produção.
- Festivais de Edimburgo: os festivais que incluem mostras internacionais de música e artes e o famoso evento de comédia “Fringe” foram cancelados pela primeira vez em 70 anos.
- Cannes Lions: A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, maior evento de publicidade do mundo, anunciou o adiamento do festival para os dias 22, 23, 24, 25 e 26 de outubro.
- Salão Internacional do Automóvel: uma das maiores exposições da indústria automobilística do mundo, suas edições de São Paulo e Genebra, na Suíça, foram canceladas.
Shows e turnês
A turnê que o cantor e guitarrista, ex-Van Halen, Sammy Hagar faria pelo Brasil foi suspensa no dia 11 de março. Esse foi o primeiro cancelamento oficial de um show no país por causa da pandemia de coronavírus. Desde então, dezenas de turnês foram interrompidas e shows adiados. Mapeamos alguns desses eventos:
- Turnê de Sammy Hagar: o guitarrista de 72 anos passaria por Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo em março. A turnê segue suspensa.
- Shows de Madonna: a cantora cancelou os shows que faria em Paris nos dias 10 e 11 de março.
- Turnê de Roberto Carlos: a turnê brasileira do cantor foi suspensa por 30 dias e seu projeto no México, que aconteceria em outubro, foi adiado.
- Turnês Live Nation e AEG: duas das maiores produtoras dos EUA suspenderam as apresentações de seus artistas de forma conjunta; Cher, Enrique Iglesias e a banda Kiss estão entre eles.
- Turnê de Jota Quest: os shows que a banda Jota Quest faria na Europa entre 19 e 29 de março foi adiada e não possui novas datas.
- Turnê do Pearl Jam: a banda norte-americana anunciou a suspensão da sua turnê que passaria pelo Canadá e pelos EUA em março por tempo indeterminado.
- Turnê do Metallica: comunicado da banda adiou shows em Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre para dezembro.
- Turnê de Roger Waters: ex-líder do Pink Floyd anunciou no final de março a suspensão dos mais de 30 shows que faria nos Estados Unidos e no Canadá.
- Programação Vivo Rio: a casa de espetáculos adiou todos os seus shows agendados para os meses de março e abril. Entre eles, as apresentações de Caetano Veloso, Zeca Pagodinho e The Carpenters.
A lista é enorme e provavelmente não vai parar por aí. Como ainda não é possível enxergar o fim da pandemia de coronavírus (Covid-19) no horizonte, é preciso ficar atento às próximas orientações dos órgãos de saúde competentes. São elas que vão definir o destino de milhares de produções pelo mundo. Aproveite para ler o nosso artigo Coronavírus e eventos: o que fazer diante da crise. Nós também publicamos um blog post informativo para esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus e as formas de prevenção da Covid-19 em Coronavírus: o que é e como prevenir a Covid-19. Previna-se e se mantenha informado!