Compartilhe
Blog

Lightstick ou Bastão de Neon: Como Funciona?

O lightstick, assim como a pulseira neon, não necessita de energia elétrica, pilha ou qualquer tipo de bateria para funcionar. Basta, apenas, a reação química entre dois componentes: água oxigenada e luminol.

A reação química entre a água oxigenada e o luminol que origina o brilho intenso do bastão de neon é chamada de quimiluminescência. Tal reação não envolve combustão ou coisas do gênero, portanto, é um processo totalmente seguro.

A quimiluminescência existe na natureza. Alguns peixes de águas profundas e insetos realizam esse processo e iluminam-se. Inspirados pelos vagalumes, alguns cientistas norte-americanos, após experimentos, sintetizaram produtos químicos que causam a quimiluminescência quando misturados, resultando na luz intensa presente nos lightsticks.

Bastão de Neon: Saiba quais são os Componentes

Os lightsticks (ou bastões de neon) são compostos por uma camada de plástico (parte externa) e uma camada no interior formada por uma ampola de vidro. A parte de vidro guarda a água oxigenada, enquanto isso o luminol está inserido entre a ampola e a película de plástico. Portanto, para que a reação aconteça, deve ser dobrar a pulseira, fazendo com que o vidro seja quebrado. Após a quebra, ocorre a mistura entre o luminol e a água oxigenada que resulta, em apenas poucos segundas, na luz vibrante e fluorescente do lightstick.

O brilho do lightstick dura entre 4 a 6 horas. A durabilidade tende a ser maior em ambientes mais frios.

A parte externa de plástico dos lightsticks é essencial para proteger os usuários das soluções químicas. Porém, não há motivos para preocupação. O lightstick é bastante resistente e só será rompido caso seja demasiadamente forçado. Além disso, as substâncias presentes encontram-se em quantidades mínimas, são atóxicas e não radioativas.

Caso ocorra contato com a pele do usuário, as consequências serão apenas irritações passageiras. Basta lavar a região afetada com água e sabão.

Entre em contato conosco e solicite os lightsticks necessários para seu evento!