Dicas

Idosos com Alzheimer: como mantê-los em segurança

Segundo o IBGE, o número de idosos cresce a cada ano no país. Para cada duas pessoas com menos de 15 anos, existe uma com idade acima de 60. Entretanto, na mesma proporção em que a população idosa cresce, a incidência de doenças crônicas e incapacitantes também aumenta, como é o caso do Alzheimer. No Brasil, o número de idosos com Alzheimer já atingia a marca de 1,2 milhões em 2016. A cada ano, 100 mil novos casos surgem. A estimativa é que esse número dobre até 2030, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer.

Por ser uma doença incapacitante, os riscos que idosos com Alzheimer correm são muitos. No artigo de hoje, indicaremos algumas maneiras de manter seus pacientes em segurança. Confira, a seguir.

Formas de proteger idosos com Alzheimer

1- Conscientize o idoso sobre a sua condição

Muitos idosos com Alzheimer acreditam que podem realizar as mesmas atividades que realizavam quando eram jovens. Converse e fale sobre as suas limitações, mesmo que seja necessário repetir o mesmo discurso todos os dias. Por exemplo: se o idoso sempre foi na padaria comprar pão de manhã, converse sobre o risco de que ele se esqueça do caminho para voltar para casa e diga que ele poderá ir, mas acompanhado.

2- Crie um ambiente seguro

É necessário que o ambiente seja preparado para levar segurança aos idosos com Alzheimer. Invista em pisos antiderrapantes, retire tapetes e instale corrimões em locais que sejam de um risco mais iminente, como o banheiro e locais com pisos escorregadios.

3- Utilize pulseiras de identificação

O Alzheimer é o principal motivo do sumiço das memórias de uma pessoa idosa em relação aos seus familiares, amigos, atividades prediletas, locais prediletos, etc. Com o avanço da doença, muitos idosos com Alzheimer deixam de reconhecer o local em que vivem e tentam fugir.

No entanto, ao escapar, ele acaba sem saber como voltar, pois fica desorientado, confuso e com bastante medo. Para que isso não ocorra, é necessário impedir a fuga e minimizar todos os riscos associados a ela.

Para que os idosos com Alzheimer estejam o mais protegidos possíveis, o recomendado é o uso de uma pulseira personalizada, contendo o nome do idoso, o número do telefone da clínica em que ele está hospedado e o nome do responsável. Com isso, no caso de fuga, existe uma probabilidade muito maior do idoso ser encontrado e da família ser contactada.

Se você deseja adquirir pulseiras de identificação para idosos da sua clínica, conte com a PasseVIP. Possuímos pulseiras de identificação personalizáveis que podem garantir a segurança dos idosos com Alzheimer do seu estabelecimento. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento.

Links úteis:
pulseiras personalizadas
pulseira de identificação
pulseira de identificação infantil

Comparti-lhe

Artigos recentes

Pulseiras reutilizáveis da Passe VIP: estilo, segurança e versatilidade em um único acessório!

Já conhece as novas pulseiras reutilizáveis da Passe VIP? Elas chegaram para arrasar e diferenciar…

2 meses atrás

Carnaval 2024: pulseira de identificação por aproximação no Sambódromo

Carnaval 2024: pulseira de identificação por aproximação é implementada no Sambódromo. Conheça a solução em…

3 meses atrás

A revolução das pulseiras de Nylon: uma alternativa inovadora e econômica em tempos de escassez

Quer saber mais sobre as pulseiras de Nylon? No artigo, falamos mais sobre a revolução…

5 meses atrás

Como funciona o sistema cashless? Entenda com a PasseVIP!

O sistema cashless não usa dinheiro para pagamentos e ainda permite o melhor controle de…

7 meses atrás

Pulseira cashless: quais os benefícios de não usar dinheiro no evento?

Você já conhece a pulseira cashless? No artigo, a PasseVIP explica mais sobre os benefícios…

7 meses atrás

Pulseiras de identificação e cordões personalizados: promovendo segurança para pessoas com deficiência, Alzheimer e Autismo

Você sabia que pulseiras de identificação e cordões personalizados podem promover a segurança para pessoas…

9 meses atrás