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venda de ingressos em lotes

Venda de ingressos em lotes: como funciona esta estratégia

Durante o processo de produção de eventos, é necessário que uma estratégia de venda de ingressos eficiente seja elaborada, para gerar uma demanda satisfatória. Embora não seja o item principal do planejamento de um evento, a sua função é clara: garantir que o público compareça ao seu evento.

Uma das maneiras mais eficientes para garantir que a venda de ingressos atinja o objetivo traçado no planejamento é realizá-la por meio de lotes. Neste artigo, a PasseVIP te explica como funciona, de forma simples, este modelo de vendas. Confira, a seguir!

Como funciona a de venda de ingressos em lotes?

A venda de ingressos em lotes é a mudança progressiva do valor dos ingressos durante um determinado período de tempo. Com isso, é criado um senso de urgência nos compradores e, além de gerar uma atenção maior do fãs, já que eles vão desejar comprar os primeiros lotes e irão divulgar para os amigos, esse tipo de distribuição também permite um maior controle da venda de ingressos.

Com esse planejamento, você conseguirá saber a quantidade exata de entradas que foram vendidas, já que existe um número limite destinado para cada lote, podendo ter controle sobre os resultados da sua estratégia.

O método também auxilia nos lucros do evento, pois ao estimar o número de vendas, é possível trabalhar antecipadamente em novas táticas, caso as atuais não estejam alcançando os resultados esperados.

Como dividir a venda de ingressos?

divisão em lotes da venda de ingressos

Early Bird

Na tradução livre, “early bird” significa “madrugadores”. Portanto, essa é uma estratégia de vendas ideal para o público que já conhece previamente seu evento e está ansioso para garantir seus ingressos.

Deve ser realizado antes das vendas oficiais e pode funcionar como uma espécie de primeiro lote. Além disso, eles são de 20% a 30% mais baratos, o que causa mais urgência para efetuar a compra.

Pré-venda

Embora a pré-venda e o early bird apresentem propostas semelhantes, estes modelos de venda de ingressos não são iguais. Enquanto o early bird é uma estratégia focada no público fanático pelo evento, a pré-venda trata-se de uma reserva ou venda antecipada do lote oficial ou 2º lote. Por isso, o desconto é menor do que no early bird. Mas, em geral, produtores optam por apenas uma das estratégias para iniciar o período de vendas.

Venda Oficial ou 2º lote

O 2º lote trata-se da venda oficial dos ingressos. Nesse momento, o preço dos ingressos é o original e, em geral, é o lote que fica disponível por mais tempo.

No caso de não ocorrer pré-venda ou early bird, é comum que produtores iniciem a venda do segundo lote apenas quando o primeiro encontra-se esgotado. Entretanto, essa estratégia só é eficiente se a margem financeira do evento não estiver apertada. Caso contrário, o ideal é iniciar a venda do lote 2 assim que o período estipulado no planejamento para a venda do lote 1 se encerrar.

Esse ciclo deve ocorrer de forma sucessiva, até que o número total de lotes se complete.

3º lote

O 3º lote é a indicação de que os ingressos estão chegando ao fim e, por isso, costumam ter um preço mais elevado. Apesar de ser comum que as vendas se encerrem neste lote, existe a rara possibilidade de existir um 4º lote. Nesse caso, o ideal é que esses ingressos sejam vendidos apenas na bilheteria ou na entrada do evento, pois o número limite de ingressos destinado a ele é bem menor do que nos lotes anteriores.

Qual grande evento já adotou essa estratégia?

Podemos utilizar como exemplo da venda de ingressos por lotes o Lollapalooza 2018. A venda dos ingressos foi iniciada no dia 12 de setembro de 2017 e o evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 deste mês.

Os ingressos foram divididos em quatro categorias:

  • Lolla Pass: válido para os três dias de festival e se encontra, atualmente, no quarto lote;
  • Lolla Lounge Pass: válido para os três dias de festival e permite acesso ao espaço exclusivo do Lollapalooza Brasil. Encontra-se, também, no quarto lote;
  • Lolla Day: válido para apenas um dia de festival e está sendo vendido no segundo lote;
  • Lolla Lounge Day: válido para apenas um dia de festival e permite acesso ao espaço exclusivo do Lollapalooza Brasil. Encontra-se também no segundo lote.

O evento optou por utilizar pulseiras como ingressos, denominadas de Axe Lolla Cashless. Utilizando a pulseira com chip da PasseVIP, os compradores terão acesso ao local, além de comprar bebidas e alimentos por meio do sistema de pagamento cashless. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre pulseiras RFID no Lollapalooza.

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