Venda de ingressos em lotes: como funciona esta estratégia
Durante o processo de produção de eventos, é necessário que uma estratégia de venda de ingressos eficiente seja elaborada, para gerar uma demanda satisfatória. Embora não seja o item principal do planejamento de um evento, a sua função é clara: garantir que o público compareça ao seu evento.
Uma das maneiras mais eficientes para garantir que a venda de ingressos atinja o objetivo traçado no planejamento é realizá-la por meio de lotes. Neste artigo, a PasseVIP te explica como funciona, de forma simples, este modelo de vendas. Confira, a seguir!
Como funciona a de venda de ingressos em lotes?
A venda de ingressos em lotes é a mudança progressiva do valor dos ingressos durante um determinado período de tempo. Com isso, é criado um senso de urgência nos compradores e, além de gerar uma atenção maior do fãs, já que eles vão desejar comprar os primeiros lotes e irão divulgar para os amigos, esse tipo de distribuição também permite um maior controle da venda de ingressos.
Com esse planejamento, você conseguirá saber a quantidade exata de entradas que foram vendidas, já que existe um número limite destinado para cada lote, podendo ter controle sobre os resultados da sua estratégia.
O método também auxilia nos lucros do evento, pois ao estimar o número de vendas, é possível trabalhar antecipadamente em novas táticas, caso as atuais não estejam alcançando os resultados esperados.
Como dividir a venda de ingressos?
Early Bird
Na tradução livre, “early bird” significa “madrugadores”. Portanto, essa é uma estratégia de vendas ideal para o público que já conhece previamente seu evento e está ansioso para garantir seus ingressos.
Deve ser realizado antes das vendas oficiais e pode funcionar como uma espécie de primeiro lote. Além disso, eles são de 20% a 30% mais baratos, o que causa mais urgência para efetuar a compra.
Pré-venda
Embora a pré-venda e o early bird apresentem propostas semelhantes, estes modelos de venda de ingressos não são iguais. Enquanto o early bird é uma estratégia focada no público fanático pelo evento, a pré-venda trata-se de uma reserva ou venda antecipada do lote oficial ou 2º lote. Por isso, o desconto é menor do que no early bird. Mas, em geral, produtores optam por apenas uma das estratégias para iniciar o período de vendas.
Venda Oficial ou 2º lote
O 2º lote trata-se da venda oficial dos ingressos. Nesse momento, o preço dos ingressos é o original e, em geral, é o lote que fica disponível por mais tempo.
No caso de não ocorrer pré-venda ou early bird, é comum que produtores iniciem a venda do segundo lote apenas quando o primeiro encontra-se esgotado. Entretanto, essa estratégia só é eficiente se a margem financeira do evento não estiver apertada. Caso contrário, o ideal é iniciar a venda do lote 2 assim que o período estipulado no planejamento para a venda do lote 1 se encerrar.
Esse ciclo deve ocorrer de forma sucessiva, até que o número total de lotes se complete.
3º lote
O 3º lote é a indicação de que os ingressos estão chegando ao fim e, por isso, costumam ter um preço mais elevado. Apesar de ser comum que as vendas se encerrem neste lote, existe a rara possibilidade de existir um 4º lote. Nesse caso, o ideal é que esses ingressos sejam vendidos apenas na bilheteria ou na entrada do evento, pois o número limite de ingressos destinado a ele é bem menor do que nos lotes anteriores.
Qual grande evento já adotou essa estratégia?
Podemos utilizar como exemplo da venda de ingressos por lotes o Lollapalooza 2018. A venda dos ingressos foi iniciada no dia 12 de setembro de 2017 e o evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 deste mês.
Os ingressos foram divididos em quatro categorias:
- Lolla Pass: válido para os três dias de festival e se encontra, atualmente, no quarto lote;
- Lolla Lounge Pass: válido para os três dias de festival e permite acesso ao espaço exclusivo do Lollapalooza Brasil. Encontra-se, também, no quarto lote;
- Lolla Day: válido para apenas um dia de festival e está sendo vendido no segundo lote;
- Lolla Lounge Day: válido para apenas um dia de festival e permite acesso ao espaço exclusivo do Lollapalooza Brasil. Encontra-se também no segundo lote.
O evento optou por utilizar pulseiras como ingressos, denominadas de Axe Lolla Cashless. Utilizando a pulseira com chip da PasseVIP, os compradores terão acesso ao local, além de comprar bebidas e alimentos por meio do sistema de pagamento cashless. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre pulseiras RFID no Lollapalooza.
Garanta o sucesso das vendas de seus ingressos!
Faça como os organizadores do Lollapalooza e conte com a PasseVIP para ser seu aliado na venda de ingressos em lotes! Conosco, além de pulseiras personalizadas, você pode encontrar três modelos de ingressos, em dois formatos e diferentes níveis de segurança. Além disso, os ingressos podem ser personalizados em milhões de cores, com numeração sequencial, código de barras e outros dados variáveis. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos produtos. Aguardamos por você.
Links úteis: