Compartilhe
Blog
novidades tecnológicas

Novidades tecnológicas utilizadas na produção de eventos

Produtores de eventos devem estar sempre atentos às novidades tecnológicas que se destacam no mercado, para que consigam desenvolver um serviço atualizado e com bastante novidade para seus clientes. De acordo com uma enquete do Portal Eventos, metade dos entrevistados acredita que a grande novidade tecnológica do ano é o uso de aplicativos e tecnologias que permitem interação entre os participantes de eventos. Já segundo o relatório “As 10 tendências tecnológicas estratégicas para 2018”, desenvolvido pela Consultoria Gartner, “inteligência artificial, realidades virtual e aumentada, além de tecnologias relacionadas com Internet das Coisas são avanços para manter permanentemente no radar”.

No último ano, US$ 60 bilhões de dólares foram gastos em novidades tecnológicas para eventos em todo o mundo, desde a criação de aplicativos até ferramentas que permitem interações.

Para facilitar seu entendimento e sua decisão de quais novidades tecnológicas utilizar nos seus eventos, a PasseVIP preparou este artigo. Confira!

6 novidades tecnológicas que você precisa conhecer

Projeção mapeada

A projeção mapeada é uma tecnologia que permite o desenvolvimento de imagens 2D e 3D que se adaptam a estruturas físicas de um determinado ambiente, modernizando o seu evento e enriquecendo a comunicação visual. Apesar de pouco utilizada, a ideia vem se mostrando promissora e pode ser aplicada em qualquer tipo de evento. O intuito é encantar os clientes e aumentar o compartilhamento de imagens nas redes sociais, preferencialmente com o uso de uma hashtag escolhida pelos produtores.

Aplicativo

Os aplicativos para eventos são novidades tecnológicas indicadas para quem investe em feiras, congressos, exposições ou eventos corporativos. Em um único local, consegue-se agrupar e comunicar informações importantes, como programação, local e palestrantes. Além disso, os aplicativos facilitam o networking e promovem mais engajamento.

A principal vantagem é a praticidade, já que a maioria esmagadora da população atual tem um smartphone em mãos e com tantos usuários se torna fácil conseguir marcas interessadas em anunciar no seu app, gerando receita para a sua produção. O aplicativo também pode ser utilizado para divulgar produtos de empresas parceiras e, como ele não tem vida útil, você pode conquistar diferentes públicos de acordo com o tempo.

Chatbots

Utilizando os chatbots em integração com o aplicativo de eventos, o público consegue respostas de forma rápida e automática, permitindo que a equipe organizadora tenha mais liberdade para cuidar de outras questões.

Realidade virtual

O que foi um sonho por muitos anos hoje é considerada uma das mais fortes tendências para 2018. A realidade virtual (RV), permite uma imersão completa em um ambiente virtual, o que torna possível oferecer aos patrocinadores a oportunidade de inserir o público em seus produtos ou serviços, chamando atenção e conquistando uma interação muito maior do que em painéis.

Uma campanha desse tipo muito bem sucedida foi da empresa de telefonia Oi, que divulgou o lançamento de um novo serviço com a aplicação de realidade virtual. Nela, o cliente caminhava por ambientes virtuais, por conta de um gráfico feito em 360º. As ações foram realizadas nas lojas físicas da empresas e atraíram a atenção de muitos consumidores.

exemplo de novidades tecnológicas

(Foto: Divulgação / Oi)

Inteligência artificial

A utilização da inteligência artificial, certamente irá modificar a experiência de palestrantes, participantes e patrocinadores de um evento. De acordo com uma análise de perfil nas redes sociais e o comportamento do público durante o evento, a IA pode recomendar a cada participante, em tempo real, pessoas, produtos e serviços que podem ser interessantes, quando integrada à plataforma de gestão e ao aplicativo para eventos.

Tecnologia RFID

A tecnologia RFID permite uma transação de compra de maneira prática para todas as pessoas que desejem consumir durante um evento, além de outros benefícios, como controle, contagem e atualização de dados em tempo real. É um sistema eletrônico imensamente seguro e o uso da tecnologia RFID é fundamental para produtores que precisam melhorar o controle de acesso, controle de gastos e segurança do usuário de uma mesma maneira.

As principais vantagens das pulseiras integradas à tecnologia RFID são:

– as pulseiras eliminam a possibilidade de fraude, por possuírem lacre especializado e personalização própria;
– o acesso ao evento fica mais rápido;
– cada pulseira possui um identificador único;
– é possível inserir créditos na pulseira com um cartão pré-pago, eliminando a necessidade de levar dinheiro ou cartões para o evento;
– as filas são evitadas;
– existe uma integração maior entre o público e os patrocinadores;
– é possível fazer check-in e postar fotos nas redes sociais.

Para adquirir pulseira RFID você pode contar com a PasseVIP. Em nosso site é possível encontrar diversos produtos indispensáveis para a organização de eventos, como pulseiras de identificação e pulseiras VIP. Entre em contato conosco para fazer seu orçamento e esteja atento ao nosso blog, para saber sobre outras novidades do mercado de produção.

Links úteis:
pulseira de identificação
pulseiras para festa