Diferentemente do cenário de anos atrás, em que os produtores investiam em cartazes e flyers, no atual cenário em que estamos situados a divulgação de eventos ganha força pelos meios digitais, como o Facebook. Apesar da maior rede social do mundo ser bastante eficiente para o marketing de eventos, não é a única alternativa existente.
Confira, neste artigo da PasseVIP, algumas opções viáveis para que você trabalhe o seu marketing de eventos e consiga aplicá-lo na sua divulgação em 2018.
No início do ano, o Facebook anunciou que o algoritmo da plataforma irá priorizar postagens de amigos e familiares no feed de notícias, preocupando quem divulga conteúdos na rede social. Com isso, o alcance das publicações patrocinadas será menor em 2018.
Entretanto, a longo prazo, é possível que esta seja uma mudança positiva para as empresas. Desde que o Facebook passou a introduzir vídeos na plataforma, ele ditou de maneira significativa as estratégias de marketing que as pequenas e grandes organizações deveriam utilizar. Com um processo de abertura do acesso ao público e, em seguida, restringindo-o, foi possível fazer com que as empresas tivessem noção de como chegar até os seus objetivos.
Tal movimento fará com que seja preciso diversificar as estratégias de marketing de eventos e com que as corporações encontrem formas mais sustentáveis de chegar aos seus clientes.
Entretanto, o público não sairá em massa do Facebook e os produtores não devem ignorar essa preciosa ferramenta de divulgação. Apesar do rendimento decrescente, será necessário encontrar novas formas em torno da rede social para continuar a encontrar o seu público-alvo.
Então, enquanto as redes sociais ainda são áreas que exigem estratégia e atenção, veja, a seguir, algumas tendências que não são tão utilizadas, mas merecem destaque para o marketing de eventos em 2018.
Segundo Aidan Augustin, co-fundador da Feathr, empresa norte-americana especializada em marketing digital e análise de audiências em eventos e festivais, o email marketing ainda é o uma estratégia muito utilizada pelas organizações de marketing digital, podendo gerar um alto nível de alcance, se suas listas forem bem segmentadas e o conteúdo for adaptado corretamente. De acordo com o relatório “State of Live”, feito pela empresa, fãs declararam que o email marketing é a terceira forma mais comum que faz com que eles tomem conhecimento sobre um evento, perdendo apenas para as redes sociais e a famosa divulgação boca a boca.
Entretanto, quase metade de todos os produtores de eventos entrevistados alegaram que não acham essa ferramenta efetiva ou que ela é pouco eficiente. Mas, mesmo limitada em termos de conteúdo, quando comparada ao Instagram, por exemplo, ela funciona com maestria.
Isso nos mostra que o email marketing não é o problema, mas sim as estratégias e as técnicas que são utilizadas. É válido investir em ferramentas como o Mailchimp, que automatiza e-mails, assim como no tópico de assunto e em testes A/B.
Explicando de uma maneira simples, marketing de influência são ações que conseguem exercer influência sobre um determinado público. 85% dos profissionais de evento planejaram utilizá-lo em 2017 e, de acordo com o relatório “State of Live”, 100% dos produtores pesquisados reportaram o marketing de influência como uma grande estratégia em 2018.
Não foque suas ações apenas nos seus seguidores, mas procure entender quem realmente é seu público. Com isso, por mais que ocorra um engajamento menor de pessoas, ele será mais alinhado com os seus objetivos. A utilização de influenciadores digitais é primordial nessa estratégia. Mas, o que são influenciadores digitais? São pessoas ou marcas capazes de exercer influência sobre a maneira com a qual os seus seguidores enxergam determinadas questões. Portanto, se um influenciador fala bem do seu evento, é mais provável que as pessoas se interessem por ele.
O Google Adwords é uma plataforma de anúncios pagos do Google. Dentro dela, o remarketing se destaca da seguinte forma: o Google identifica os usuários que já visitaram seu site e são qualificados e passa a exibir os seus anúncios em outros sites – que possuam um espaço destinado à publicidade do Google. Utilizando o remarketing, você pode aumentar a taxa de resposta em até 400%, por isso, é uma ferramenta eficiente para o marketing de eventos. Essa estratégia consegue dar à pessoa certa o anúncio certo e na hora certa.
Para eventos, você pode apostar em métodos de publicidade digital personalizados, como utilizar o remarketing com visitantes recentes do site do seu evento, com base nas páginas de artistas que farão parte do show ou pela geografia via endereço de IP.
Lembre-se que apenas 2% dos fãs convertem na primeira visualização. O remarketing dos anúncios traz 26% dos fãs perdidos, por isso é uma ferramenta valiosa.
O SEO, Search Engine Optimization, é uma área facilmente negligenciada quando se monta uma estratégia de marketing de eventos, apesar de ser a melhor forma de escrever textos concisos e focados em palavras-chave, que falam diretamente com o seu público-alvo. Fornecer conteúdo que responde dúvidas dos seus fãs faz com que eles se sintam empoderados e confiem no seu trabalho, tornando mais provável a divulgação do seu evento. Os fãs são o seu melhor marketing de eventos gratuito, à medida que eles espalham informações.
Se o seu site for no WordPress, uma boa dica é o plugin Yoast, que te ajuda na otimização do artigo. Entretanto, apenas com a ferramenta não será possível corrigir todos os seus problemas de SEO. É necessário uma equipe que entenda a importância do conteúdo divulgado no blog.
Com o conteúdo do blog posicionado para trazer tráfego orgânico e otimizado para conversão, você tem nas mãos uma ferramenta extremamente eficaz na sua estratégia de marketing de eventos.
Por último, o marketing boca a boca é, definitivamente, a área em que os produtores de eventos devem manter o foco em 2018. Uma pesquisa norte-americana revelou que 70% dos fãs tiveram conhecimento de novos eventos por meio do marketing boca a boca, tornando-se o segundo meio de mensagem mais importante, perdendo apenas para as redes sociais.
Incentive seus fãs a falarem sobre seu evento, ofereça brindes e promoções, como um ingresso grátis ou um ingresso VIP se eles levarem cinco amigos para comprar ingressos, por exemplo.
Lembre-se que mesmo fazendo uso das alternativas listadas acima para o seu marketing de eventos, é importante não deixar de lado a divulgação nas redes sociais, porque a maioria do seu público ainda está por lá. No blog da PasseVIP você encontra dicas valiosas sobre produção de evento e, acessando nosso site, é possível encontrar os melhores produtos para a organização do seu festival. Entre em contato conosco e retire suas possíveis dúvidas. Aguardamos por você.
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