Compartilhe
Blog
segurança de eventos é importante para que tudo corra bem

Dicas de segurança para eventos e festas

O mercado de eventos no país cresceu de forma considerável nos últimos anos e se encontra cada vez mais competitivo. Garantir que ele corra com excelência é imprescindível e, para que isso aconteça, não devemos deixar de lado a segurança para eventos, tanto em relação ao patrimônio quanto em relação à vida das pessoas.

A segurança de um evento, independentemente da natureza, deve ser planejada desde o pré-evento, para que riscos de incidentes sejam minimizados e, mesmo que cheguem a ocorrer, exista um plano de evacuação e controle de incidentes.

Para que você organize um evento sem surpresas desagradáveis, a PasseVIP separou algumas dicas de segurança para eventos que você não pode deixar de saber. Confira!

Como fazer um planejamento de segurança para eventos?

Um planejamento de segurança para eventos feito de forma adequada necessita de conhecimento técnico e seguranças com treinamento especializado. Portanto, uma boa opção pode ser contratar uma empresa terceirizada, com experiência de causa para te ajudar nessa etapa.

Confira, abaixo, algumas dicas do que um planejamento de segurança para eventos deve conter.

segurança para eventos devem ser capacitados

1- Providencie credenciais para pessoas da produção

Algumas áreas do evento devem ser acessadas apenas por pessoas credenciadas, para evitar tumultos e para que exista uma área própria para tomada de decisões, além da área de sonorização, cozinha (quando for o caso), camarins, etc. Sendo assim, antes do evento, providencie credenciais de identificação para toda o pessoal da produção, com nome, foto e função exercida. Essa é uma ótima dica de segurança para eventos e festas, porque impede penetras e pessoas em áreas reservadas.

2- Atente-se à lotação do local

Essa dica de segurança para eventos é ideal para qualquer tipo de evento, mas, principalmente para àqueles que fazem venda de ingressos. Vender um número maior de entradas do que é suportado pelo local é um erro gravíssimo. Para que um local tenha sua lotação determinada, ele passa por inspeções de órgãos competentes, como defesa civil e corpo de bombeiros, para que o risco de acidentes envolvendo multidões diminua.

Vários fatores são considerados para isso, como metragem, quantidade de saídas de emergência, extintores de incêndio. Por isso, respeite a lotação estipulada e evite acidentes no local do seu evento.

3- Crie planos de contingência e abandono

Uma garantia de que a segurança para eventos será eficiente é desenvolver planos para que as pessoas consigam evacuar o local em segurança em casos de emergência. O plano de contingência deve prever os procedimentos que serão necessários em caso de incidentes graves, como tumultos generalizados, vazamentos de gás ou incêndios. No caso do plano de abandono, é necessário que contenha uma lista ou mapa com a localização das saídas de emergência e extintores de incêndio, além da indicação da melhor rota de evacuação do local. Esses planos devem estar disponíveis para os convidados que desejarem vê-los, para que possam aproveitar o evento tranquilos.

4- Contrate uma equipe de primeiros socorros

Uma equipe de primeiros socorros não pode ser dispensada na segurança para eventos. No caso de eventos de pequeno e médio portes, é necessário apenas uma pequena equipe de socorristas. No caso de eventos grandes, eles devem ser inscritos no Conselho Regional de Medicina, para que seja calculado quantas equipes serão necessárias de acordo com o local e o público. Além disso, o órgão também deve inspecionar as instalações do posto médico do evento.

5- Calcule a quantidade de seguranças

A quantidade de integrantes da equipe de segurança para eventos depende do tamanho do local e da quantidade de convidados.
A estimativa é que haja um segurança para cada 50 pessoas. Tenha em mente que, quanto maior o número de pessoas, maiores as chances de que algo saia do controle e problemas aconteçam. Eventos com comercialização de bebidas alcoólicas, normalmente, precisam de reforço na segurança.

6- Invista em controle de acesso

Com um controle de acesso de qualidade, incluindo pulseira de identificação e ingressos personalizados, você diminui o risco de seu evento ser invadido por penetras e, consequentemente o risco de incidentes desagradáveis. Para isso, conte com a PasseVIP. Possuímos os melhores e mais seguros produtos para a organização e segurança do seu evento. Acesse nosso site, conheça os nossos produtos e peça já o seu orçamento. ,

 

Links úteis:
pulseira rfid
cordões para crachá
pulseiras para festas
pulseiras para festa