Utilizadas como ferramentas de codificação para diversos fins, o código de barras e o QR Code são tecnologias que auxiliam processos logísticos por meio do armazenamento de informações. Suas principais diferenças são a representação que as caracterizam e a forma de extração e leitura das informações que armazenam.
A invenção do código de barras revolucionou o processo de captura de informações geradas pela indústria e pelo comércio. Sua evolução se deu com o QR Code que passou a condensar informações em planos horizontais e verticais denominados “2D”. Hoje, isso permite o desenvolvimento de novas aplicações e serviços que visam a aprimorar a relação final com usuários e clientes.
O código de barras representa graficamente uma sequência numérica, composta por barras pretas e brancas em uma dimensão horizontal. Sua leitura automática e padronização agilizam processos e reduzem consideravelmente as chances de erro.
Leitores de código de barras capturam, decodificam e transferem o código para um software de computador. A praticidade e a eficiência desse processo permite o uso da tecnologia para o controle de produtos em estoque e de acesso do público em pulseiras de identificação com códigos de barras.
Considerado um código de barras em duas dimensões, o QR Code permite o alto armazenamento de dados. Seus códigos e caracteres decodificados compõem uma imagem quadrada transferida e interpretada por scanners e exibida em modo alfanumérico.
Hoje, as imagens geradas por QR Code também podem ser lidas pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica. Isso torna o seu uso cada vez mais comum em ações de marketing, no direcionamento de URLs e para pagamentos cashless em pulseiras com QR Code, melhorando a experiência do usuário.
A escolha em adotar um dos dois sistemas deve ser definida pelos seus objetivos e orçamento disponível. A aplicação de ambas as tecnologias depende da integração com o sistema usado pelo seu estabelecimento. Portanto, é fundamental avaliar como o uso de códigos pode otimizar o processo de vendas e melhorar a relação com o cliente.
Leia as nossas dicas para o Uso do QR Code em hotéis.
Entenda como as novas pulseiras full colour, vibrantes, ajudam o Branding e o Marketing do…
Organizar um evento, seja um festival de música, uma conferência corporativa ou uma área VIP…
Conheça o novo terminal para cordão de crachá da PasseVip!
Os crachás desempenham um papel crucial no mundo corporativo. Eles não são apenas uma forma…
Já conhece as novas pulseiras reutilizáveis da Passe VIP? Elas chegaram para arrasar e diferenciar…
Carnaval 2024: pulseira de identificação por aproximação é implementada no Sambódromo. Conheça a solução em…