Código de Barras e QR Code
Utilizadas como ferramentas de codificação para diversos fins, o código de barras e o QR Code são tecnologias que auxiliam processos logísticos por meio do armazenamento de informações. Suas principais diferenças são a representação que as caracterizam e a forma de extração e leitura das informações que armazenam.
A invenção do código de barras revolucionou o processo de captura de informações geradas pela indústria e pelo comércio. Sua evolução se deu com o QR Code que passou a condensar informações em planos horizontais e verticais denominados “2D”. Hoje, isso permite o desenvolvimento de novas aplicações e serviços que visam a aprimorar a relação final com usuários e clientes.
O uso do código de barras
O código de barras representa graficamente uma sequência numérica, composta por barras pretas e brancas em uma dimensão horizontal. Sua leitura automática e padronização agilizam processos e reduzem consideravelmente as chances de erro.
Leitores de código de barras capturam, decodificam e transferem o código para um software de computador. A praticidade e a eficiência desse processo permite o uso da tecnologia para o controle de produtos em estoque e de acesso do público em pulseiras de identificação com códigos de barras.
QR Code e o armazenamento bidimensional
Considerado um código de barras em duas dimensões, o QR Code permite o alto armazenamento de dados. Seus códigos e caracteres decodificados compõem uma imagem quadrada transferida e interpretada por scanners e exibida em modo alfanumérico.
Hoje, as imagens geradas por QR Code também podem ser lidas pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica. Isso torna o seu uso cada vez mais comum em ações de marketing, no direcionamento de URLs e para pagamentos cashless em pulseiras com QR Code, melhorando a experiência do usuário.
A escolha em adotar um dos dois sistemas deve ser definida pelos seus objetivos e orçamento disponível. A aplicação de ambas as tecnologias depende da integração com o sistema usado pelo seu estabelecimento. Portanto, é fundamental avaliar como o uso de códigos pode otimizar o processo de vendas e melhorar a relação com o cliente.
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