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Como financiar um evento usando crowdfunding

Pretende realizar um evento, mas está sem verba disponível? A PasseVIP tem uma dica para você: recorra ao crowdfunding. Trata-se de um financiamento coletivo, com a intenção de adquirir capital para iniciativas de interesse comunitário, estimulando o empreendedorismo em grupo. Em outras palavras, o crowdfunding é um financiamento feito através da agregação de diversas fontes, constituídas, prioritariamente, de pessoas ou organizações que possuem um grau de interesse na iniciativa divulgada. Geralmente, o crowdfunding é feito através de ações na internet e é um modelo de negócio muito democrático – pode ser usado em qualquer mercado, tanto por aqueles que não possuem recursos para alavancar um projeto, quanto para quem já possui algum capital acumulado.

Resumidamente, o crowdfunding funciona a partir de doações coletivas. Por isso, é muito importante publicar, preferencialmente na internet, a sua proposta e o valor necessário para levar o projeto adiante. Assim, os interessados poderão doar o valor que quiserem – não há valor mínimo e nem máximo. Como forma de incentivo, geralmente são oferecidos alguns tipos de brindes ou privilégios aos doadores.

Se o projeto divulgado alcançar o valor pretendido, os responsáveis pela plataforma onde o projeto foi publicado recebem uma comissão, algo em torno de 5% do valor total arrecadado. Caso não ocorra a captação total do dinheiro, o iniciador da proposta não receberá nada e aqueles que investiram receberão o dinheiro doado de volta. Por isso, o risco financeiro para criar um crowdfunding é muito baixo, já que não é necessário pagar nenhuma taxa para colocar seu projeto no ar e não existem perdas, caso a ação não obtenha sucesso.

Divulgação do crowdfunding

Por depender de doações, o crowdfunding necessita de uma boa divulgação. Não importa o quão incrível seu projeto é, a verdade é que ninguém sai à procura de eventos para patrocinar. Portanto, a elaboração de estratégias de comunicação faz-se necessária. Quanto mais pessoas forem impactadas pela proposta, maior será o volume de possíveis doadores. Assim, trabalhe bem a divulgação do evento, através dos veículos de comunicação mais usados pelo seu público-alvo e utilizando uma mensagem compatível com ele.

É muito importante que a mensagem transmita as vantagens de investir no projeto. Elabore bons argumentos para que possíveis contribuídores decidam doar. A internet é o meio de abordagem mais compatível, uma vez que permite a linkagem para a plataforma de doação. Por isso, invista em divulgação nas redes socais.

Como criar um projeto de crowdfunding

Para criar um novo projeto de crowdfunding você precisa saber previamente se realmente existe um público interessado na sua proposta. É necessário também, antes de começar, detalhar o projeto, pensar em como divulga-lo e como realiza-lo. Depois de cumprir essas etapas, uma ótima opção é colocar seu projeto em uma plataforma de crowdfunding – dessa forma, você poderá testar se o seu projeto terá aderência e chances de sucesso, além de ser uma boa oportunidade para recolher opiniões e feedbacks e fazer as modificações necessárias.

A seguir, listamos as principais plataformas de crowdfunding do país, onde você pode publicar seu novo projeto:

 

Catarse (link: http://catarse.me/pt/)

É primeira plataforma de financiamento coletivo do Brasil, com mais de 1,3 mil projetos bem sucedidos. Nela é possível divulgar qualquer tipo de projeto: jornalístico, empreendedor, de foto, vídeo, música, dança, circo, teatro, etc. Elabore seu projeto, envie para a equipe Catarse e receba dicas para aumentar as chances de sucesso antes de publicá-lo.

 

Queremos! (link: http://www.queremos.com.br/)

Essa plataforma é voltada para shows e já ajudou a financiar mais de 80 eventos. Geralmente, os fãs do artista ou da banda se unem para pedir a

realização do show na sua cidade; os custos para realizar o evento são divididos entre os interessados em fazer o show

acontecer, através da venda de cotas, que funcionam como ingressos. Entretanto, artistas e produtores também podem entrar em contato com a plataforma para lançar seus projetos.

 

 

Mobilize (link: www.mobilizefb.com)

O Mobilize utiliza o próprio facebook para divulgar os projetos de crowdfunding. Basta instalar o aplicativo gratuitamente em sua fan page e através dele mobilizar seus seguidores a curtir, compartilhar, comentar, recomendar e contribuir com seu projeto.

 

 

 

 

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