Compartilhe
Blog

5 dicas para escolher o logotipo do seu evento

O logotipo do seu evento é um item muito importante. Isso porque, o logotipo é a representação gráfica de uma marca. É formado por tipografias e símbolos que procuram traduzir a identidade visual, os valores e as metas da empresa. O intuito dessa forma é identificar e simbolizar uma marca ou produto/serviço próprio. Grandes marcas como Coca-Cola, Apple, Itaú e Sadia são rapidamente reconhecidas através de seus respectivos logotipos.

O uso de imagens de forma repetitiva é um meio rápido de criar memorização e, posteriormente, reconhecimento. Dessa forma, o uso de logotipos também deve ser aplicado em qualquer tipo de evento, a fim de gerar reconhecimento e identificação. Até eventos mais pessoais e sem fins lucrativos, como casamentos e aniversários, merecem a apropriação de um logotipo – assim, cria-se uma identidade que pode ser memorizada pelos convidados, tornando o momento único e especial.

A PasseVIP, empresa especializada em produtos para eventos, como pulseiras de identificação, credenciais e ingressos, selecionou cinco dias para ajudar você, produtor, a escolher o logotipo do seu evento. Confira:

Como escolher o logotipo do seu evento

Dica 1 – Inove

Um dos benefícios do uso de um logotipo é a possibilidade de diferenciação. Por isso, assegure-se de que o logotipo do seu evento tenha uma imagem que esteja estreitamente relacionada com a identidade da empresa e, ao mesmo tempo, diferenciada das demais marcas. É importante ser criativo e procurar sair do comum para destacar-se.

Dica 2 – Cuidado com a paleta de cores

Com relação à escolha de cores, é importante ter em mente que as cores possuem grande influência psicológica e evocam sentimentos que devem estar de acordo com o objetivo da marca – por isso, a escolha da paleta de cores deve ser feita com muita cautela. Evite cores gritantes e a aplicação de muitas cores diferentes, pois essa prática costuma chamar muita atenção e, assim, quebrar a harmonia da composição. Dê preferência para cores próximas. Recomenda-se ainda verificar se as cores escolhidas funcionam em qualquer área (para evitar a utilização constante de um “box branco” em volta do logo) e se o logotipo funciona em preto e branco. Há uma série de sites que te ajudam a escolher a paleta de cores ideal, como o Paletton  e a própria Adobe, criadora do Photoshop.

Dica 3 – Menos é mais!

Seja simples na escolha do design do logotipo do seu evento – quanto menos, melhor. Imagens com muitos detalhes são difíceis de serem memorizadas. Os logos mais famosos do mundo são reconhecidos por sua simplicidade e equilíbrio. Lembre-se que nosso cérebro costuma dar preferência para características como coerência e harmonia. Portanto, um logo equilibrado será mais agradável ao olhar e atraente para a maioria das pessoas.

Dica 4 – O logotipo deve ser versátil

Um logotipo precisa funcionar em vários tamanhos e, em alguns casos, em diversas posições. Cheque se o logotipo do seu evento continua apresentando uma boa aparência e se permanece legível em todos os tamanhos. Caso contrário, talvez seja melhor repensar o conceito ou criar uma segunda versão do logo (reprodução).

Dica 5 – Escolha uma boa fonte

A fonte utilizada também é um item que merece destaque. Para se diferenciar no mercado, evite utilizar fontes muito banais – o logotipo do seu evento parecerá amador. Não use mais de duas fontes em um logotipo (lembre-se: menos é mais!) e confira se a fonte é legível em diversos formatos. Considere ainda a opção de utilizar uma fonte personalizada.

 

Com a PasseVIP, é possível imprimir o logotipo do seu evento em pulseiras de identificação, luminosos, credenciais, crachás entre outros produtos para o seu evento! Conheça os produtos para eventos em nosso site e peça seu orçamento online.