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5 dicas para captar patrocinadores para o seu evento

Captar patrocinadores para eventos costuma ser uma tarefa trabalhosa. Porém, o apoio de um patrocínio é essencial para arcar com as inúmeras despesas de um evento, como o aluguel do espaço, comidas e bebidas, atrações, equipamentos de luz e som etc. A garantia da presença de terceiros investidores é importante para qualquer tipo de evento, seja de pequeno, médio ou grande porte. Os patrocinadores podem colaborar através de dinheiro ou pela prestação de serviços necessários ao evento. Enquanto isso, receberão em troca espaço para gerar propaganda.

Visto que captar patrocinadores é uma etapa essencial e complicada na organização de um evento, a PasseVIP selecionou algumas dicas importantes para ajudar nessa tarefa.

1. Liste os possíveis patrocinadores

A fim de listar os possíveis patrocinadores, deve-se estabelecer claramente os objetivos e o público-alvo do evento. Depois de definidos esses conceitos, é a hora de pesquisar quais são as empresas condizentes com o perfil do evento e que atuam em áreas relacionadas. Portanto, pesquise bastante a fim de ter uma lista com muitas opções de empresas que possivelmente serão patrocinadoras. Atente-se em procurar empresas com boa reputação para não correr o risco de denegrir a imagem do seu evento.

2. Elabore uma proposta para captar patrocinadores

Uma proposta bem elaborada certamente irá ajudar na hora de convencer uma empresa ou alguém a patrocinar o seu evento. Desenvolva um documento com todas as especificações detalhadas do evento e como ele gerará vantagens tais como retornos financeiros e visibilidade. Seja específico ao falar sobre tais vantagens e evite subjetivismo, portanto, use cálculos, tabelas e alguns casos de eventos anteriores a fim de ilustrar os possíveis resultados, ajudando a captar patrocinadores.

3. Estude sobre as empresas selecionadas

Após definir a lista de possíveis patrocinadores e elaborar uma proposta, é a hora de conhecer detalhadamente sobre as empresas onde você pedirá patrocínio. Essa etapa é importante para possibilitar a montagem de um projeto que ofereça retornos relevantes ao patrocinador de forma a instigar sua vontade em ajudar no financiamento. Além disso, tal estudo serve como revisão para confirmar se o público-alvo e o posicionamento são condizentes com o evento.

4. Desenvolva uma apresentação para a proposta

Após conseguir agendar uma reunião com algumas das empresas selecionadas, elabore uma apresentação bem objetiva da proposta planejada para captar patrocinadores. A apresentação deve constar, além dos itens já citados, o orçamento final do projeto. É desejável a elaboração de um documento com as ideias detalhadas e uma apresentação simples e rápida através de slides. Apesar de pontual, a apresentação em slides deve ser feita de forma interessante com bons títulos e um layout diferenciado. Sempre elabore apresentações diferentes para empresas distintas. Ao abordar a empresa, não use, a princípio, o termo “patrocínio” pela possibilidade de ser mal visto. Ao invés disso, procure a marca para conversar sobre uma possível parceria.

5. Não prometa coisas inalcançáveis

Algumas pessoas procuram promover vantagens impossíveis a fim de atrair possíveis patrocínios. Entretanto, jamais faça uso de falsas promessas para captar patrocinadores. A empresa pode sentir-se enganada e denegrir sua reputação entre as demais empresas do ramo e até de outros setores. O importante é ser realista e conseguir juntar o máximo de possíveis vantagens a fim de gerar uma excelente experiência para ambas as partes.

Depois de conseguir os patrocinadores para o seu evento, procure a PasseVIP para fornecer o material de identificação necessário para a realização do evento. Confira, através do nosso site, todos os nossos produtos disponíveis, são pulseiras de identificação, credenciais, ingressos e muito mais.