Compartilhe
Blog
patrocínio para eventos

Tipos de patrocínio para eventos

A maioria dos eventos buscam patrocinadores para ajudar em relação aos gastos através de contribuições que podem ser feitas por meio de dinheiro ou serviços. Enquanto isso, o patrocinador obtém a oportunidade de divulgar sua marca, gerar identificação e reconhecimento com o público de interesse. Portanto, é uma relação benéfica para ambas as partes.

Em eventos famosos de grande porte, muitos possíveis patrocinadores procuram o organizador a fim de estabelecer relações de patrocínio para promover sua marca. Em eventos menores, os organizadores são quem costumam buscar por patrocinadores que apoiem o evento. O primeiro passo na busca de patrocínio para o seu evento é determinar o tipo de patrocínio desejado. A PasseVIP selecionou os tipos existentes de patrocínio para ajudar você a determinar a melhor opção para o seu evento.

Patrocínio Institucional

Esse tipo de patrocínio está relacionado com a imagem da marca patrocinadora. Ou seja, é quando a empresa patrocinadora procura promover sua imagem através da associação com eventos que sejam compatíveis com a identidade da marca. Além disso, deve ser trabalhado o relacionamento do patrocinador com as pessoas que frequentaram o evento para que o patrocínio desenvolva resultados como engajamento e aproximação do público. Portanto, o patrocínio institucional busca o fortalecimento da imagem da empresa.

Patrocínio Promocional

Nesse caso, a divulgação da imagem da marca não é o suficiente. O patrocínio promocional busca visibilidade aos seus produtos e/ou serviços a fim de gerar resultados comerciais. Logo, podemos concluir que esse tipo de patrocínio está estreitamente ligado às ações de vendas, como o merchandising. Podem ser distribuídos no evento cupons de desconto e material de divulgação sobre o produto, por exemplo. Portanto, o principal objetivo do patrocínio promocional é o aumento de vendas e, por conseguinte, mais lucro para e empresa.

Patrocínio Híbrido

Por fim, no patrocínio híbrido (ou misto) acontece quando a empresa patrocinadora tem a intenção de aumentar a visibilidade de sua marca, ressaltando seu posicionamento e, também, aumentar as vendas dos seus produtos gerando lucros para a empresa. Esse tipo de patrocínio é o mais idealizado para a maioria das marcas patrocinadoras porque une dois grandes objetivos. Dessa forma, ambos os tipos de patrocínios anteriormente mencionados agem de forma conjunta.

Chancelas de Patrocínio

As chancelas de patrocínio são as formas de exercício do contrato de patrocínio. Confira os tipos:

Direito de Nomenclatura (Naming Rights): a empresa possui, através de um contrato, o direito de trocar o nome do evento para o nome da marca patrocinadora.

Patrocinador (Sponsor): a empresa adquire o direito de ser a patrocinadora exclusiva do evento. Para isso, ela adquire a toda a cota de patrocínio que foi disponibilizada.

Co-Patrocinador (Co-Sponsor): são disponibilizadas diferentes cotas menores para serem distribuídas entre diferentes investimentos de valor mais baixo. É vantajoso pois, muitas vezes, encontrar um único patrocinador para arcar com todas as despesas é demasiadamente complicado.

Patrocínio de Mídia ou Apoio de Mídia (Media Sponsor): trata-se do patrocínio realizado pelas empresas de mídia como televisão, rádio, blogs etc.

Support: dessa forma, algumas empresas apoiadoras podem ajudar doando brindes para serem distribuídos, disponibilizando o espaço para o evento, através de empréstimo de equipamentos, ofertando transporte etc. Dessa forma, as empresas conquistam visibilidade com a divulgação de sua imagem através de pequenas ações.

Para todos os eventos, conte com a PasseVIP. Nossas pulseiras de identificação e luminosos podem ser personalizadas de acordo com as empresas patrocinadoras. Fornecemos, também, ingressos, credenciais, crachás, cordões para crachás, vale-valor e selos holográficos.